Descrição enviada pela equipe de projeto. Piedras Bayas BeachCamp é uma estação de turismo itinerante e temporária localizada em Caleta Piedras Bayas, na costa do Deserto do Atacama, no norte do Chile. As principais estratégias deste projeto envolveram, principalmente, a escolha por uma estrutura em madeira, a integração de materialidades locais e o abastecimento da estrutura com energia solar. O projeto pode ser considerado um exemplo da arquitetura de baixo impacto para paisagens naturais.
O Deserto do Atacama está localizado dentro da Diagonal Árida Sul-Americana, uma zona seca que quase não tem chuva. Em sua costa o clima é temperado durante todo o ano, além de constar também um alto conteúdo geológico e arqueológico.
É um lugar com paisagens naturais que ainda não foram tão afetadas pela ação humana.
O programa conta com uma estação de serviços e três casas isoladas. O centro de serviços conta com banheiros, uma oficina, um refeitório comunitário, e duas residências, sendo uma para o caseiro. As casas são uma plataforma de madeira com um dormitório e um módulo de banheiro separados. O projeto foi construído em três etapas diferentes com uma equipe de três carpinteiros, dois artesãos locais e um arquiteto.
Para manter a privacidade, cada dormitório está separado 50 metros um dos outros, permitindo também mais visibilidade para a paisagem.
No centro de serviços, ao invés de construir um grande volume, a decisão foi fazer pequenos volumes separados entre eles e conectados a partir de uma circulação exterior.
Foi escolhida a estrutura em madeira como esqueleto, revestida com materiais locais. A base estruturais são pilares de madeira enterrados a um metro de profundidade, fixados apenas pela areia compactada com a água do mar. Para todas as fundações não se utilizou cimento por conta de seu alto impacto.
Os principais materiais utilizados foram a Brea e a Totora, plantas inspiradas em um pequeno povoado que mora a 40 minutos do terreno. A Brea, especialmente, é um tipo de arbusto que cresce nas áreas mais úmidas da região e é utilizada para cercas rurais, onde é possível apreciar como este material é mantido em boas condições por anos.
A brea é um excelente material para proteger do sol e, no projeto, foi utilizado no exterior com molduras de madeira, funcionando como e uma cerca rural tensionada.
Esta forma de construção permite desmontar o projeto e devolver o terreno sem intervenção. Este modelo de construção permite desfrutar da paisagem e ao mesmo tempo preservar seu estado natural.